Header Ads

Memória Flash ROM

Para entendermos a memória FlashROM, temos que entender o que são, os tipos e como evoluíram.
A memória ROM (Read Only Memory), ou simplesmente Memória apenas de leitura. São memórias não voláteis.

Elas não perdem as informações ao tirar a alimentação.

Tipos de Memórias


As memórias do tipo ROM, se diferenciam de acordo ao modo como são programadas e também ao número de vezes que elas podem ser escritas.

Existem basicamente dois tipos: A chamada PROM (Programmble Read-Only Memory) e a EPROM (Erasable and Programmable Read-Only Memory).

A PROM é um tipo de memória que só pode ser programada apenas uma única vez.
Já a memória EPROM, pode ser escrita e apagada um certo número de vezes, dependendo é claro de seu fabricante.

Uma outra característica desse tipo de memória é que elas são gravadas byte a byte, isso pode ser uma vantagem ou desvantagem, isso vai depender de como será usada essa memória.

Antes da era da memória flash, alguns microcontroladores frequentemente, usavam EPROM para armazenar seus programas . Este procedimento é útil para desenvolvimentos de projetos, possibilitanto que os dispositivos programáveis sejam programados várias vezes, facilitanto a depuração do projeto.

Memória ROM com janela – é uma memória também não volátil só de leitura, a sua programação ou código fonte é gravado durante a fabricação do chip.

Para apagar essa memória se utiliza raios ultra violeta pela sua janela.

Memória OTP (One Time programmble), é uma memória não volátil, de apenas leitura e programável apena uma única vez.

As Memórias do tipo OTP, podem ser programados uma única vez pelos seus usuários. Tornando-se dessa forma uma grande desvantagem em alguns casos.

Uma vantagem desse tipo de memória é que pode usar a encriptação mediante fusíveis, para proteger o código programado nele.

Memória EEPROM (de Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory) é um chip de armazenamento não-volátil usado em computadores e outros aparelhos.

Ao contrário de uma EPROM, uma EEPROM pode ser programada e apagada várias vezes, eletricamente e ainda isoladamente por palavras de dados (bytes individuais) sem necessidade de reprogramção total. Este fato faz com que as alterações sejam efetuadas pelo próprio sistema no qual a memória esteja inserida.

Inventor da Memória Flash


A memória flash (ambos os tipos, NOR e NAND), foi inventada pelo Dr.Fujio Masuoka enquanto
trabalhava para a Toshiba em 1980. De acordo com a Toshiba, o nome "flash" foi sugerido por um colega do Dr. Masuoka, Sr. Shoji Ariizumi, pois o processo de apagamento do conteúdo da memória se assemelhava ao flash de uma câmera fotográfica.

A Memória Flash é uma memória de computador do tipo EEPROM que permite que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação. Trata-se de um dispositivo reprogramável e ao contrário de uma RAM, preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Esta memória é comumente usada em cartões de memória drives flash, USB e em iPod .

As memórias Flash foi uma resposta da indústria às memórias EPROM. Hoje a grande maioria dos microcontroladores, se utilizam dessa tecnologia. É nesta memória que está armazenado o programa escrito em algum tipo de linguagem de programação. Como a linguagem Assembly ou a linguagem C, por exemplo.

O tamanho em bits, vai depender do modelo do microcontrolador. No microcontrolador PIC por exemplo, é dividida em 12 bits, 14 bits, 16 bits e 32 bits, cada palavrava de programa.
Chegamos ao final de mais um vídeo artigo, muito obrigado pela atenção e até um próximo vídeo artigo.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.