Header Ads

A História da Linguagem C


A história da linguagem C tem seu início em 1954, quando foi criado a linguagem Fortran (Fórmula Translator) que é uma sigla para tradutor de Fórmula. Que começou como Fortran I em 1956 e logo passaria a ser chamada de Algol 58, que significava “Algorithmic Language” ou Linguagem algorítmica isso em 1958.

Linguagem Algou


No ano de 1960, a linguagem Algol 58 passou a ser chamada Algou 60. Em 1963 a linguagem Algol 60 passou a ser chamada CPL, “Combined Programming Language” (Linguagem de programação combinada). Do no nome CPL passou a ser chamada BCPL, “Basic CPL” isso em 1967.
No ano de 1969 a linguagem BCPL passou a ser chamada de linguagem B e em 1971 finalmente chegou a ser chamada de linguagem C. “Ufa”

A principal razão para a criação da linguagem C, foi para ser implementado na criação do sistema UNIX, que era originalmente escrito em PDP-7 Assembly por Dennis Ritchie e Ken Thompson.
A portabilidade do UNIX foi a razão principal para a popularidade inicial de ambos, UNIX e C.

Características da Linguagem C


A linguagem C, é uma linguagem de programação bem estruturada, imperativa, procedural e padronizada pela ISO. 

C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. 

C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.

O desenvolvimento inicial de C ocorreu no AT&T Bell Labs entre 1969 e 1973, de acordo com
Dennis Ritchie, o período mais criativo ocorreu em 1972.

Segundo Ken Thompson, a linguagem foi chamada "C", porque suas características foram obtidas a partir de uma linguagem anteriormente chamado de " B", que de acordo com a Ken Thompson era versão reduzida da linguagem de programação BCPL.

A versão original PDP-11 do sistema Unix foi desenvolvido em assembly. Em1973, com a adição dos tipos struct, a linguagem C tornou-se poderosa o suficiente para que a maior parte do núcleo no Unix fosse reescrito em C. 

Este foi um dos primeiros núcleos de sistemas operacionais implementadas em uma linguagem diferente da linguagem Assembly. Em 1977, foram feitas novas mudanças por Ritchie e Stephen C.
Segundo Johnson, foi para facilitar a portabilidade do sistema operacional Unix. O Portable C Compiler de Johnson serviu de base para várias implementações de C em novas plataformas.

A linguagem C não teve sucesso imediato após sua criação e seu uso ficou restrito a alguns laboratórios mas em 1978 Brian Kerningham e Dennis Rithcie lançam o livro The C Programming Language. 

Que serviu de tutorial e mudou a história da programação em C, de fato essa primeira versão da linguagem é conhecida como "C Kernigham e Ritchie" ou apenas "C K&R".

ANSI C e ISO C


Durante os finais da década de 1970, a linguagem C começou a substituir a linguagem BASIC como a linguagem de programação de microcomputadores mais usada. Durante a década de 80, foi adaptada para uso no IBM PC, e a sua popularidade começou a aumentar significativamente.

Hoje a grande maioria dos programadores de microcontroladores utilizam essa linguagem de programação, por ser eficiente como a linguagem Assembly e prática como a maioria das linguagens ditas como de alto nível.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.