Header Ads

Os prós e os contras da memória SRAM

Para falarmos da memória SRAM, devemos entender o que é uma memória, para que serve e quais suas características dentro do microcontrolador.

Vamos a sua definição segundo alguns autores:

“Memórias são dispositivos que armazenam informações”; (Idoeta e Capuano – 2007).
“Memória: meio capaz de armazenar e resgatar uma informação binária”; (Mairton – 2002).

As principais memórias existentes são: 


RAM (Random Access Memory), Memória de Acesso Aleatório,  ROM (Read-Only Memory) e as chamadas memórias hibridas. As mais conhecidas (NVRAM, EEPROM e Flash).

Neste artigo nosso foco é a memória RAM. Existem dois tipos de memória RAM. Que são:
A memória SRAM (Static RAM) e a DRAM (Dynamic RAM). A SRAM é um tipo de memória que mantem seus dados enquanto estiver energizada. Ou seja ao tirar sua alimentação, ela apaga toda a informação.

A DRAM, praticamente funciona da mesma forma. Uma das características cruciais entre as duas é o custo e a velocidade.

A Memória SRAM é muito mais rápida, cerca de quatro vezes mais, que a memória DRAM, porém o seu custo também é bem mais elevado. 

A memória SRAM, é utilizada em muitos microcontroladores, entre eles podemos destacar o microcontrolador PIC e o Atmega.

Já a memória DRAM, é utilizada em computadores pessoais. Os chamados PCs.

Como vimos a grande maioria dos microcontroladores, utilizam a memória SRAM. Agora que sabemos o que é, vamos conhecer suas características.

A memória SRAM é uma memória volátil, ou seja ela perde todas as suas informações ao retirar a sua alimentação.

Nos microcontroladores PIC, elas estão divididas em FSR (Registros de funções especiais) e GFR (Registros de Propósitos Gerais).

Os FSRs, são registradores específicos dos microcontroladores. Onde cada registro desses vai ter uma área de atuação dentro do microcontrolador. Vamos dar como exemplo o Registrador TRISX, no PIC e o DDRX no Atmega. Que tem a  função de configurar os pinos como entrada ou saída dentro dos microcontroladores.

Os Registradores de propósitos gerais os GFR. Tem como principal tarefa armazenar variáveis criadas nos códigos fontes.

Memória SRAM e sua Capacidade


A memória SRAM, dispõe de capacidade para armazenamento, compreendidas entre 20 (vinte) a 512
(quinhentos e doze) bytes.

Geralmente na grande maioria dos microcontroladores são memórias de 8 (oito) bits.

Possui registros formados por biestáveis chamados de FLIP-FLOPs. Onde esses biestáveis irá armazenar a informação 1 (um) ou 0 (zero).

Como cada registro possui 8 bits, logo cada um deles terá 8 biestáveis.

As memórias SRAM, permitem tanto a escrita quanto à leitura de suas informações.

Para que serve as memórias SRAM dentro do microcontrolador? Como vimos no decorrer do artigo, as memória desempenham muitas funções dentro do microcontrolador.

Que vão desde um simples armazenamento, provinda de uma variável criada dentro de um código de programa, a funções determinantes que vão alterar seu funcionamento.

A maioria dos  Registradores FSRs, tem como tarefa principal configurar um periférico. E entre esses periféricos, podemos destacar: O Canal Analógico, o PWM, as Interrupções, os Timers etc.

Esses registradores estão justamente na memória SRAM. Daí podemos compreender a importância que essa memória desempenha dentro dos microcontroladores.










Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.