Header Ads

Memória EEPROM


O que é Memória EEPROM


Memória EEPROM (Electrical Erasabel Programmavel Read Only Memory).  Memória de leitura e Escrita eletricamente.

É uma memória que tanto a programação como a leitura, é feita eletricamente, através do próprio gravador e sob o controle de um computador pessoal. 

Ou em alguns casos já usando microcontroladores, pelo usuário de um circuito projetado.
A memória EEPROM, oferece grande rapidez na operação de gravação, leitura e apagamento. Ela não possui uma janela de cristal na superfície, como nas memórias ROM com janela.

Os microcontroladores que possuem esse tipo de memória EEPROM, oferecem grandes vantagens como gravações, leituras e apagamentos, através de linhas de códigos. Isso é com certeza uma mão na roda.

Uma outra forma, é através de “gravações em circuito” que oferecem uma grande flexibilidade e rapidez na hora de realizar modificações no programa de trabalho. Usando para isso menus em códigos fontes.

O número de vezes em que se pode gravar e apagar uma memória EEPROM, ainda é finita e vai variar muito conforme o fabricante. 

Portanto não é recomendável uma reprogramação contínua e sem controle. São muito práticas para estudantes e desenvolvedores de circuitos.

Vem se notando ao longo dos anos um aumento de capacidade da memória EEPROM, por parte dos fabricantes de microcontroladores.

Os fabricantes estão aumentando essa pequena área da memória EEPROM, para desenvolvedores programarem, modificarem e guardarem comodamente uma série de parâmetros que adequam o dispositivo em condições mais apropriadas.

Vamos usar o microcontrolador PIC 16F84A, como exemplo:


No PIC 16F84A, ele possui 64 (sessenta e quatro) posições de 8 (oito) bits cada.
É uma memória não volátil. Ou seja, não perde as informações ao tirar sua alimentação.
É uma memória de acesso indireto. Ela se utiliza de dois registradores para acessá-la. Onde um registrador, é responsável em escrever e ler essa memória.

Enquanto que o outro registrador é responsável em localizar as posições ou endereços da memória, que neste caso seria as 64(sessenta e quatro) posições ou endereço.

Os registradores responsáveis são, o EEDATA o que ler e escreve nos 64(sessenta e quatro) endereços da memória e o EEADR, é o registrador responsável em encontrar os 64(sessenta e quatro) endereços ou posições, da memória EEPROM.

Além desses dois registradores, ele ainda possui mais dois para controle. O EECON1 e o EECON2.
Geralmente os desenvolvedores de circuito utilizam essa memória para armazenamento de senhas, nomes, datas que podem ser modificados pelo usuário do dispositivo que adquiriu seu produto.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.